Projetos e Consultoria

Conheça o Dossiê de Tombamento da Serra do Curral

Apresenta_Dossie_Serra_do_Curral_Praxis_Página_01

A Serra do Curral é reconhecida pelo IPHAN e pelo município de Belo Horizonte como patrimônio cultural a ser preservado, porém essa proteção é parcial e contempla apenas a vertente norte, voltada para a capital.

Entre 2019 e 2021, a Práxis, sob supervisão do IEPHA-MG, elaborou o Dossiê de Tombamento da Serra do Curral, visando à proteção estadual, abrangendo também os municípios de Nova Lima e Sabará. O documento foi finalizado após uma longa pesquisa e criteriosos trabalhos técnicos.

A efetivação da proteção dependerá da aprovação do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (CONEP). Porém, por estar situada no quadrilatéro ferrífero e em área com alto valor imobiliário, conflitos de ocupação e exploração minerária ameaçam o estabelecimento do tombamento como apontado pelos os estudos técnicos.

A Serra do Curral possui uma série de valores: sociais, científicos, históricos e estéticos. É de grande significado para as gerações presentes e futuras de Minas Gerais, apresentando-se como marco vivo, íntegro e dinâmico da sua história e da sua paisagem.

Veja a apresentação do Dossiê: Apresentação – Dossiê de Tombamento da Serra do Curral

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email