Projetos e Consultoria

EIA/RIMA de Condomínio Residencial no Belvedere

Ano: 2004
Local:
Belo Horizonte/MG
Contratante:
Canopus Empreendimentos Imobiliários






A PRÁXIS elaborou Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para a construção de condomínio residencial no bairro Belvedere, região localizada na bacia do córrego Cercadinho, aos pés da Serra do Curral e em franco processo de adensamento e verticalização na época. O programa inicial previa a instalação de 12 torres residenciais e um edifício comercial a partir da recuperação de área degradada remanescente de mineração existente no conjunto de lotes já parcelados destinados ao empreendimento.

O fato de os estudos ambientais terem sido contratados em momento ainda de concepção do projeto possibilitou a incorporação de uma série de dispositivos de controle ambiental nas soluções projetuais, tais como: reservatórios para armazenamento e utilização de água de chuva, cisternas de infiltração forçada para recarga de aquíferos subterrâneos, dispositivos de dissipação de energia e diques retentores de sedimentos mimetizados no paisagismo, implantação de reservatório de detenção de águas pluviais com defletores de óleos e graxas e paisagismo integrado à biota local. Além disso, em razão dos estudos de impacto na paisagem, houve supressão de uma das torres, com o objetivo de aumentar os afastamentos entre elas, melhorando as condições de conforto ambiental e de visualização do perfil da Serra do Curral.

Ainda durante a fase de análise e discussão dos estudos junto aos órgãos ambientais e com a comunidade do entorno, foi criada uma Reserva Ecológica na região do terreno que o englobou e acabou por inviabilizar a implantação do empreendimento.

Veja mais aqui (colocar link do livro)