Projetos e Consultoria
Licenciamento Ambiental do Sesc Palladium
Ano: 2001 a 2011
Local: Belo Horizonte/MG
Contratante: Serviço Social do Comércio – Minas Gerais (SESC-MG)
Ano: 2001 a 2011
Local: Belo Horizonte/MG
Contratante: Serviço Social do Comércio – Minas Gerais (SESC-MG)
A PRÁXIS foi responsável pelo licenciamento ambiental do projeto do SESC Palladium, complexo cultural projetado a partir da proposta de requalificação de um dos mais charmosos cinemas do Centro de Belo Horizonte. ORe Cine Palladium, inaugurado em 1963, encerrou suas atividades em 1999, quando iniciaram-se as negociações promovidas pelo SESC para sua aquisição.
Os estudos desenvolvidos pela PRÁXIS à época mostraram, por exemplo, a inadequação das exigências para o número de vagas de estacionamento impostas pela legislação urbanística e pelo processo de licenciamento ambiental para imóveis antigos vazios ou subutilizados do Hipercentro, área mais bem servida de transportes coletivos em toda a cidade, uma vez que a implantação do número de vagas exigidas pela Prefeitura implicaria o rebaixamento de lençol freático para a execução de subsolos com significativo impacto ambiental ou a compra de outro imóvel nas proximidades, o que comprometeria a viabilidade econômica de um empreendimento de grande interesse público.
O processo de planejamento, projeto e obra levou cerca de 10 anos para se viabilizar, ao longo dos quais a PRÁXIS fez também o acompanhamento da implantação de condicionantes ambientais até a obtenção da respectiva Licença de Operação.
As novas instalações foram inauguradas em 2011, abrigando, além do antigo cinema restaurado e transformado em teatro, galeria de arte, cinema, biblioteca, administração, estacionamentos, café e outros espaços de apoio que constituem hoje importante complexo cultural que veio dinamizar em grande medida aquela porção do Hipercentro.
Veja mais aqui (colocar link do livro)