Projetos e Consultoria

Consolidação dos aspectos ambientais atuais e futuros relativos ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) para orientar a estimativa de custos socioambientais no âmbito do processo de concessão deste aeroporto

Ano: 2013
Local:
Lagoa Santa e Confins/MG
Contratante:
Odebrecht

Este estudo visou orientar a contratante na montagem de custos socioambientais, existentes e previstos, no contexto da ampliação e do gerenciamento futuro do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN). Este terminal encontrava-se em processo de concessão ao setor privado, promovido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (INFRAERO) e Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), no âmbito do Programa Nacional de Desestatização (PND).

Inicialmente, foi elaborada síntese da situação do Aeroporto naquela ocasião, abrangendo breve histórico com ênfase nos processos de licenciamento ambiental e no levantamento dos passivos ambientais a serem sanados.

Os impactos ambientais potenciais decorrentes da implantação das novas estruturas e edificações foram analisados, considerando a conformação final no horizonte considerado (2014 a 2043), correspondente ao período de concessão estabelecido no edital. Também foram feitas recomendações para mitigar os impactos mais significativos, do ponto de vista geológico, de vegetação, do patrimônio cultural e da legislação urbanística e ambiental vigente sobre a área, bem como para conduzir os processos de licenciamento necessários às expansões previstas.

Cada ação ambiental foi elencada em planilhas organizadas conforme a etapa de expansão e gestão, e associada ao custo estimado para sua implementação.