Projetos e Consultoria
EIA/RIMA para ampliação do Metrô de Belo Horizonte (Linhas 1, 2 e 3)
Ano: 2013 – em andamento
Local: Belo Horizonte e Contagem/MG
Contratante: ECEP (Linhas 1 e 2) e Arcadis Logos/LEME Engenharia Ltda. (Linha 3)
Ano: 2013 – em andamento
Local: Belo Horizonte e Contagem/MG
Contratante: ECEP (Linhas 1 e 2) e Arcadis Logos/LEME Engenharia Ltda. (Linha 3)
A Práxis foi responsável pela elaboração de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e de Plano de Controle Ambiental (PCA) para cada uma das linhas metroviárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No caso da Linha 1, já implantada no trecho Eldorado (Contagem) / Vilarinho (Belo Horizonte), visou-se à obtenção de Licença de Operação Corretiva (LOC); na Linha 2 (Barreiro/Calafate), de Licença de Implantação Corretiva (LIC), tendo em vista que um projeto anterior com traçado semelhante, já havia obtido licença e iniciada a obra, paralisada alguns anos depois; e, no caso da Linha 3 (Savassi/Lagoinha), das Licença Prévia (LP) e de Implantação (LI). O processo de licenciamento, em nível estadual, está sendo conduzido pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM/MG).
Dentre os principais estudos realizados, destacam-se aqueles relacionados à dinâmica populacional, aos padrões de uso e ocupação do solo atuais e ao potencial de adensamento, à interferência das obras com as redes de infraestrutura urbana e de transportes, atividades econômicas e patrimônio cultural existentes na área de influência e potencialmente impactados.
Ao longo do desenvolvimento dos estudos ambientais, pode-se comprovar que a ampliação do sistema metroviário trará grandes benefícios ao campo da mobilidade urbana, o que torna o empreendimento almejado pela população, por técnicos e gestores públicos em geral e lhe confere boa aceitação por parte dos residentes e trabalhadores do entorno na convivência com o período de obras. Tal condição, entretanto, não reduz a complexidade dos estudos ambientais, sendo relevantes os impactos no período de obras, especialmente no caso da Linha 3, concebida em trecho subterrâneo.