Projetos e Consultoria

Estudos ambientais da Linha de Transmissão Presidente Dutra-Teresina-Sobral

Ano: 2013 e 2014
Local: 21 municípios dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
Contratante: Caruso Jr. Estudos Ambientais e Engenharia Ltda

A Práxis elaborou diagnóstico socioeconômico para integrar os estudos ambientais necessários ao requerimento da Licença Prévia (LP) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), para a construção de Linha de Transmissão que atravessa 21 municípios em três estados. Os estudos compreenderam análises de usos e ocupação do solo, dinâmica populacional, organizações sociais, rede educacional e de saúde, saneamento, infraestrutura viária e de transporte, segurança pública, energia elétrica, lazer, turismo e cultura, economia e patrimônio histórico-cultural, entre outros temas.

Este trabalho destacou-se pela inovação introduzida na metodologia de estudo, possível por meio da utilização de instrumentos modernos de pesquisa, que aliaram a disponibilidade de imagens de satélite ao uso do GPS. Computadores e tablets utilizados em trabalhos de campo permitiram a localização precisa de residências e atividades afetadas pelo traçado da linha, apesar da grande extensão da área de estudo. Assim, pôde-se caracterizar com maior precisão a área diretamente afetada, sendo realizadas, inclusive, alterações no traçado proposto inicialmente para a linha de transmissão devido a impactos flagrantes identificados na fase de diagnóstico.

A Práxis também realizou um estudo semelhante para a Linha de Transmissão Estreito-Itabirito/MG, cujo traçado previsto possui 390 km de extensão e intercepta 22 municípios de Minas Gerais.

Veja mais aqui