Projetos e Consultoria

Estudo para ocupação de glebas indivisas na região do Acaba Mundo

Ano: 2011
Local: Limite entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima/MG
Contratante: Construtora Caparaó

A Práxis elaborou estudo visando definir condicionantes ambientais e diretrizes para o parcelamento e a ocupação futura de gleba integrante das instalações da Mineração Lagoa Seca / Magnesita S.A., na região conhecida como Acaba Mundo, localizada no sopé da Serra do Curral, que abriga atividade minerárias desde 1950.

O desenvolvimento dos trabalhos incluiu o levantamento e a análise dos principais fatores restritivos e condicionantes da urbanização desse terreno, sejam eles da geologia, vegetação, fauna, estrutura urbana, sistema viário, ou, ainda, do ponto de vista da legislação ambiental e urbanística.
Outro aspecto importante deste plano foi o estudo dos possíveis impactos visuais causados pela implantação de novas construções na paisagem tombada da Serra do Curral. Utilizando-se recursos de geoprocessamento e modelagem eletrônica com a reprodução do relevo e dos possíveis volumes construídos, foram avaliados e definidos os limites volumétricos e de altura aceitáveis para futuras edificações a partir de pontos notáveis de visada da Serra, de forma a estabelecer os locais, os coeficientes e as cotas máximas para ocupação com o mínimo de impacto no bem tombado. Por fim, foi gerado um mapa com o macrozoneamento previsto e que deverá nortear o desenvolvimento de projetos para o local.

Veja mais aqui (colocar link do livro)