Projetos e Consultoria

Estudos ambientais para as bacias de detenção do Ribeirão Arrudas: Calafate e Bairro das Indústrias

Ano: 2012 a 2015
Local: Belo Horizonte/MG
Contratante: SUDECAP/COBRAPE

As intervenções previstas neste projeto consistem de duas bacias de detenção de cheias localizadas na bacia hidrográfica do ribeirão Arrudas, em duas áreas distintas: a primeira no bairro Calafate, em Belo Horizonte, e, a segunda, no bairro das Indústrias, no limite com o município de Contagem.

A Práxis elaborou Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) visando à obtenção da Licença Prévia junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) de Belo Horizonte para as duas intervenções. Para a análise da bacia de detenção do bairro das Indústrias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) de Contagem participou do processo de licenciamento, conduzido pelo COMAM.

Integraram o estudo a caracterização do empreendimento, diagnóstico ambiental de suas Áreas de Influência para os temas dos meios físico, biótico e antrópico, identificação e avaliação de impactos e proposição de medidas mitigadoras.

Posteriormente, a Práxis elaborou também o Plano de Controle Ambiental (PCA) para a bacia localizada no bairro das Indústrias, no qual foram apresentados os planos, programas e projetos ambientais em nível executivo, visando promover a mitigação e/ou compensação dos impactos negativos previstos nas fases de implantação e operação do empreendimento. As bacias continuam sem data definida de implantação.